PASTORAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Carisma da Pascom:
A Pastoral dos Meios de Comunicação Social - PASCOM - tem a missão de evangelizar através dos meios de Comunicação Social disponíveis e também evangelizar o meio, isto é, anunciar o Evangelho e marcar a presença da Igreja aos profissionais da mídia.
A PASCOM é formada através de pessoas que se comunicam, independentemente de ser ou não radialistas e jornalistas. Oferece oportunidade a jovens que queiram fazer parte da Pascom porque ela oferece meios de comunicação social. Pretende contar também com profissionais ou estudantes da área de Comunicação Social, como jornalistas, fotógrafos e radialistas, profissionais da área de Informática, de Propaganda e Marketing e Gráfica.
Na Paróquia São Benedito, que formou a primeira equipe da PASCOM em Salto, a equipe é formada pelos jornalistas Fabiana Franco Gessoli, coordenadora, e Valdir Líbero, responsável pelo informativo "O Evangelizador", contando ainda com a colaboração de Anderson Gessoli, Luis Carlos Alves, Aparecida Dalla Vecchia Alves, Beatriz (Bia) Alves, Tatiane Pantaleão e Tereza Cruz. O Pároco Padre Edélcio Francisco Ferreira Netto é o Diretor do Informativo Paroquial e o Diácono José Carlos Pascoal é o Assessor. Há intercâmbio de informações e fotografias com os jornais "Taperá", “Voz da Cidade” e "Estância", de Salto, e "O Verbo", de Jundiaí.
A Evangelização dos meios de Comunicação ocorre através da presença da Igreja nos estúdios e redações. Entrevistas, notícias e artigos escritos fazem parte do dia-a-dia da PASCOM, oferecendo aos profissionais da área a oportunidade de conhecer e participar das atividades da Igreja. A PASCOM auxilia os profissionais na utilização correta da linguagem doutrinária e teológica.
A conquista de espaço na mídia, que muitas vezes é dispendiosa, vai aproximando a Igreja de um ambiente crítico e às vezes áspero para com a Igreja. Graças ao desempenho de profissionais da mídia que também passam a ser agentes de Pastoral, essa aproximação acontece e dá muitos frutos. Jovens jornalistas fizeram “estágios” no Evangelizador.
A presença na Internet também é estimulada. A Paróquia São Benedito mantém o site www.sbenedito.diocesedejundiai.org.br.

Um pouco da história da Pastoral da Comunicação Social (PASCOM):
• Dezembro de 1995: 1º número de "JUVECOM", o informativo Paroquial que foi organizado pela Pastoral da Juventude e que deixou de ser redigido desde março desse ano. O informativo tem como coordenador José Carlos Pascoal e o Pároco Padre Geraldo Bicudo de Almeida como responsável
• 05 de maio de 1997: oficialização da transmissão pelo sistema UHF do canal 34 da Rede Vida de Televisão, em evento que contou com a presença de Dom Amaury Castanho, Bispo Diocesano. A instalação se deu através da campanha do real, com doações desse valor por parte de fiéis da Comunidade saltense;
• Agosto de 1997: "O Juvecom" é impresso em papel ofício, melhorando seu aspecto visual, com novos quadros. Passa a ser impresso na Gráfica Salto, de Geraldo Causo, em substituição a gráfica do jornal "Federação" de Itu.
• Fevereiro de 1998: o informativo "Juvecom" passa a ter o formato "tablóide" melhorando ainda mais seu aspecto visual e oferecendo mais espaços para notícias e artigos.
• 12 a 20 de outubro de 1998: exposição fotográfica e de artigos de jornal, além de antigos objetos sacros, marcam o encerramento das festividades do 50º aniversário do lançamento da Pedra Fundamental da Igreja São Benedito.
• 31 de outubro de 1998: O Diácono José Carlos Pascoal participa do 2º Encontro Diocesano de Comunicação Social. Traz subsídios para a criação da Pastoral da Comunicação Social na Paróquia e na cidade.
• Dezembro de 1998: em comemoração ao Jubileu de Ouro da Pedra Fundamental da Igreja São Benedito, o "JUVECOM" sai em edição especial com 08 paginas. Nessa edição lançava-se a idéia de mudança de nome para o informativo.
• Fevereiro de 1999: a edição do informativo trazia a sugestão para a criação oficial da Pastoral da Comunicação Social na Paróquia. Uma equipe foi formada para anunciar os avisos paroquiais nas celebrações. Jornalistas e radialistas são convidados a se integrarem na Pastoral.
• Março de 1999: primeira edição do informativo "O Evangelizador", nome escolhido em reunião do Conselho Paroquial de Pastoral. O informativo passa a ser editado em duas cores e traz no seu interior a programação da Semana Santa.
• Abril de 1999: a Pastoral da Comunicação é anunciada oficialmente, contando com a radialista Denise Rocha como coordenadora, jornalista Valdir Líbero, jornalista responsável pelo "Evangelizador" e Diácono José Carlos Pascoal, revisor. O Pároco Padre João Estevão da Silva é o Diretor.
• Maio de 1999: 1º número do informativo Paroquial com fotos, destacando-se a Páscoa do Trabalhador, celebrada nas escadarias da Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat. As matérias e fotos são de Denise Rocha e Valdir Líbero.
• 24 a 26 de setembro de 1999: Denise Rocha, Valdir Líbero e José Carlos Pascoal representam a Pascom no 3º Encontro Diocesano da Comunicação Social.
• Setembro de 1999: o jornal "O Verbo", da Diocese de Jundiaí, destaca em uma matéria a qualidade informativa de "O Evangelizador".
• 18 de janeiro de 2.000: Denise Rocha e Diácono José Carlos representam a Pascom e a Paróquia na Assembléia de Fundação da ASPAS - Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos, no Anfiteatro Maestro Gaó.
• Agosto de 2.000: 1º número impresso em 6 paginas, de "O Evangelizador", trazendo na capa a reportagem sobre a Assembléia Paroquial, realizada no dia 6 daquele mês.
• 31 de setembro de 2.000: a Pascom organiza o debate entre os candidatos a Prefeito Municipal de Salto. Comparecem Jesuíno Ruy, dr. Angelo Domingos Nucci e Juvenil Cirelli. O evento foi realizado no Centro Comunitário São Benedito.
• 27 a 29 de outubro: Denise Rocha, Randal Gasparini e Diácono José Carlos participam do 4º Encontro Diocesano da Comunicação Social. Destaque-se que a nossa Paróquia foi a responsável da apresentação do capítulo "Organização de informativo Paroquial", onde foi narrada a história do nosso informativo e suas etapas, e apresentados exemplares do "JUVECOM" e do "EVANGELIZADOR".
• Outubro de 2.000: o "Evangelizador" traz matéria com Pilzio Nunciatto di Lelli, eleito prefeito municipal de Salto, onde o mesmo fala de seus planos de Governo, em entrevista à radialista Denise Rocha.
• 14 de maio de 2.001: a Pascom da paróquia é representada nas comemorações do Dia Mundial das Comunicações, promovido por Dom Amaury Castanho na Cúria Diocesana de Jundiaí, juntamente com a Pascom Diocesana.
• Setembro de 2.001: "O Evangelizador" registra a concessão do título de Cidadão Saltense a Dom Amaury Castanho, no dia 17, proposto pelo vereador Antonio Cláudio Miguel.
• 26, 27 e 28 de outubro de 2.001: Valdir Líbero, Leandro José de Camargo, Roberto Avelino e o Diácono José Carlos participam do 5º Encontro Diocesano da Comunicação Social, na Casa do Senhor em Campo Limpo Paulista.
• Lídice Oliveira do Nascimento, da Comunidade Santa Teresinha, é indicada em meados de 2.002, Coordenadora do setor "Rádiodifusão" da Pascom Paroquial, organizando a equipe para programas de rádio na Emissora F.M. 90, de Salto, formada por Fabiana Aparecida de Lima, Marcos Paulo Dalla Vecchia, Paulo Roberto Cury, Cidinha Dalla Vecchia e seu esposo Luis Carlos. Também participa do Encontro Diocesano.

Coordenadora: Maria Aparecida Dalla Vecchia