HISTÓRICO DO CAMINHO NEOCATECUMENAL EM SALTO

* 26 de abril de 1980: lançamento do movimento de leigos "Caminho Neo-Catecumenal" em Salto, feito por equipe de sacerdotes e leigos de Jundiaí. A Catequese para a formação das primeiras Comunidades do Caminho foi feita nas duas Paróquias da cidade: segundas-feiras e sábados, na Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat; quartas e sextas-feiras, na Matriz de São Benedito. Os primeiros catequistas foram Monsenhor Hamilton, de Jundiaí, Amélia, de Franca, e Marcio, de Orlândia.
* Junho de 1980: convivência realizada no Colégio Betânia, de Valinhos, sendo formada uma comunidade em cada Paróquia. Monsenhor Mário Negro, da Paróquia Nossa senhora do Monte Serrat, foi designado Presbítero- Presidente e Mário Vicente o 1º Responsável; Cônego Paulo Haenraetz, de São Benedito, foi designado Presbítero-Presidente e Edson Marconi o 1º Responsável.
* 1981 a 1984: formação de mais duas comunidades na Paróquia São Benedito.
* Março de 1985: Monsenhor Mário Negro desligou-se do Caminho Neo-Catecumenal, sendo que a Comunidade da Paróquia Monte Serrat passou a caminhar juntamente com a 1ª Comunidade da Paróquia São Benedito, ressalvando que várias pessoas daquela Paróquia também deixaram o movimento nessa data.
* 6 de outubro de 1985: instalação da 1ª Comunidade no Jardim das Nações (Igreja São Roque), com 36 pessoas.
* 28 de novembro de 1985: Cônego Paulo Haenraetz parte para Roma para participar, ao lado de Presbíteros de todo o mundo, de convivência no Vaticano sobre as experiências dos neo-catecúmenos em relação ao Concílio Ecumênico Vaticano II.
* Participação das Comunidades Neo-Catecumenais em eventos religiosos: 1991 - presença em Brasília e Aparecida durante a visita do Papa João Paulo II; presença do Papa em Denver (Estados Unidos); 4ª Jornada Mundial da Juventude, em Roma (1995); 5ª Jornada Mundial da Juventude em Paris (1997); 6ª Jornada Mundial da Juventude em Israel (2.000) e 7ª Jornada Mundial da Juventude no Canadá (2.002).
* Ordenações: Diácono Mário Vicente, da Comunidade 01; Padre Severino Leite Dinis, da Comunidade 01; Padre Carlos Aparecido Marchesani, da Comunidade 03; Padre João Batista Mezzalira Filho, da Comunidade 03, que cursou o Seminário "Redemptoris Mater", de Brasília, Distrito Federal.

COMUNIDADES EM CELEBRAÇÃO:
* As Comunidades do Caminho Neo-Catecumenal se reúnem semanalmente em salas do Centro Comunitário São Benedito às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, para celebrar a Palavra e para preparar a Eucaristia do sábado.

O 1º Responsável é José Leopoldino.