PASTORAL DO BATISMO

• Março de 1966: realização do 1º Curso em preparação ao Batismo de crianças, ministrado por Salvador Domingos de Campos Neto e esposa, Octávio Milioni e esposa, e José Antonio Sanz Hernandes e esposa, todos pertencentes ao Movimento de Casais "Equipes de Nossa Senhora".
• Foram coordenadores da Pastoral do Batismo a partir de 1969: Odiméia Abe, João e Benedita Conte, Antonio Barcelides Cruchello, Francisco Crucelle, Luiz Carlos Aguiar, Janes F. Paulino, Benedito e Vera Lúcia M. Poljante, Selma Duvilio Ferraz, Marilene S. G. Kiel e Ediane. O coordenador atual é Juvenal José de Lima.
• O objetivo da Pastoral do Batismo é preparar pais e padrinhos para o Batismo de seus filhos e afilhados, com uma Equipe Litúrgica para sua administração e aplicação. A preparação do Batismo consta das seguintes etapas:
a) inscrição, por parte dos pais, na Secretaria Paroquial.
b) entrevista com Diácono Permanente (no caso de pais em situação matrimonial irregular).
c) visita aos pais e à criança, na residência dos mesmos.
d) Celebração da Primeira Parte do Batismo, com acolhida, Sinal da Cruz e Óleo dos Catecúmenos, na Celebração da Comunidade presidida pelo Padre ou Diácono.
e) Catequese Batismal, ministrada por catequistas da Pastoral.
f) Celebração do Batismo e dos ritos complementares, na Celebração da Comunidade presidida pelo Padre ou Diácono.
g) Cada Comunidade tem sua equipe e os Batismos são ministrados em todas as Comunidades da Paróquia, seja por imersão ou infusão.

Coordenadores: Cristina e Edson Bento de Souza