COMUNIDADE DIVINO ESPÍRITO SANTO



Em 09 de fevereiro de 1965 começava a se tornar realidade o sonho da população do bairro Bela Vista e região de ter sua capela. Nesse dia estava sendo lavrada a escritura do terreno, de 500 m2, doado por Hermenegildo Milioni.
A benção e o lançamento da pedra fundamental foram feitos em 09 de setembro de 1965 pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, que visitava a Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat (a única da cidade) na ocasião.
A inauguração da Igreja do Divino Espírito Santo aconteceu em 23 de junho de 1968, em missa presidida por Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Bispo Diocesano de Jundiaí.
A primeira festa foi realizada em 30 de maio de 1971 (Festa de Pentecostes). A procissão saiu da Igreja de São Benedito e chegou até à comunidade, onde aconteceu a missa presidida pelo Pároco Cônego Ivo Wells. Quermesse com barracas de comes-e-bebes, leilão e queima de fogos foram algumas das atrações.

Fatos, datas e curiosidades:
• Construção da capela: em agosto de 1965 foi feita uma reunião para decidir a primeira diretoria para a campanha de construção. Ela foi formada por Remígio Dalla Vecchia (presidente), Adélio Milioni (vice), Eugênio de Oliveira e João Baptista Dalla Vecchia (secretários), João Batista de Moraes e Zelino Moschini (tesoureiros).
• Doações dos terrenos: feitas por Antônio Rocchi e Remígio Dalla Vecchia; vitrôs, por Armando Maestrello, Cortume Telesi, José S. de Moraes, Luiz Milanes, José Merlin, Jacir Painelli, Geraldo Rodrigues, Alcindo Magnusson, José Canova, e famílias Merlin e Rigolin. Altar-mór, por Italo Fabbri. Quadro de Pentecostes por Francisco Gimenez. Todos os itens foram instalados em janeiro de 1968.
• 27 de setembro de1975: chegada das Irmãs da Ordem das Franciscanas da Mãe Dolorosa, para ajudar na evangelização e catequese. A casa para acomodá-las foi construída no início do mesmo ano. Depois de um tempo, as irmãs passaram a receber vocacionadas. Em 1996, numa carta dirigida ao Pároco Padre Geraldo, irmã Maria Julieta Mendonza disse que as religiosas passariam a prestar serviços em uma creche de Indaiatuba. No fim desse mesmo ano, as irmãs Leila Francisco Gabriel, Maria Costa Nascimento e Giulia Tannaro voltam a residir em Salto e passam a atuar na Pastoral Vocacional Paroquial e Pastoral da Criança, no Jardim Santo Inácio.
• Irmã Liduvina: foi uma grande incentivadora para a criação de outras comunidades em Salto, juntamente com a irmã Margareth. Faleceu em 18 de agosto de 1991, na Alemanha.
• Ampliações: foi lavrada, em 20 de junho de 1978, a escritura de doação de 125 m2 para ampliar as instalações da Igreja (salas para reuniões e catequeses). O terreno foi doado por Alfredo Rossini. Em 17 de janeiro de 1991, foi apresentado um orçamento para aumentar a Igreja e construir a Sacristia.
• Centro Comunitário: o lançamento da pedra fundamental aconteceu em dezembro de 1979. Os coordenadores da época eram Benedita Ana Lironi e Sérgio Martoni.
• Dezembro de 1995: inaugurada a Sala multimídia com vídeo, TV, carteiras e lousa para ministrar cursos e palestras.
• Ministros: em janeiro de 1997 aconteceu a confirmação do exercício dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística e da Palavra Adolfo de Moraes, Jair Vieira da Costa e Ângelo Silvestre de Lima.
• 10 de fevereiro a 10 de março de 1997: troca do forro, instalação de equipamentos de som e ventiladores, e pintura.
• Capela do Santíssimo: foi inaugurada em julho de 2000. Aberta aos fiéis de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Aos sábados, das 8h às 11h.
• 25 de abril de 2002: Dom Amaury Castanho, Bispo Diocesano de Jundiaí, esteve na Igreja do Divino em Visita Pastoral, presidindo missa, acompanhado pelo Diácono Antônio Cruchello.
• Coordenação da Comunidade: em 1991, José Carlos e Nilzete Cipriano; em 1996, José Juvenal e Marilene Bertocco de Lima; em 2000, Edson Zacharias. Em 2005 são criados os Conselhos: Econômico e Pastoral, atuando separadamente.

Endereço: Rua John Kennedy, 652 - Parque Bela Vista.

* Coordenadora de Pastoral: Maria Salete Della Vecchia Zacharias.