Outubro, Mês das Missões

INICIAMOS o mês de outubro com a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja, que é considerada padroeira das missões, mesmo vivendo num convento, juntamente com São Francisco Xavier.

Este mês é considerado como o mês das missões, para lembrar que devemos ser discípulos-missionários, levando a Palavra de Deus a todos que, de uma maneira ou de outra, não a conhecem. O Decreto Conciliar Ad Gentes (Para as nações) – sobre a atividade missionária da Igreja – afirma: “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na ‘missão’ do Filho e do Espírito Santo” (AG, 6).

Neste ano temos como tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, e lema: “Juntos na missão permanente”. Este mês é um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações e também será realizada a Coleta no dia Mundial das Missões (21 e 22) conforme instituído pelo Papa Pio XI em 1926. Papa Francisco descreveu o sentido desta comemoração anual. “Hoje em dia há muita gente que não conhece a Jesus Cristo”, advertiu o Santo Padre. “Por isso é tão urgente a missão ad gentes, na qual todos os membros da Igreja estão chamados a participar, já que a Igreja é missionária por natureza: a Igreja nasceu “em saída'”.

A missão - atrelado a vocação - exige um abrir mão de nossas vontades, para acolher o outro com carinho, delicadeza e amor, assim como fizera Santa Teresinha: “Ó Jesus, meu Amor, minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor”. Seu exemplo é caminho para que todos nós sejamos missionários onde estivermos, seja na família, na escola, no trabalho, junto aos enfermos, aos injustiçados, etc. Nesta luta em fazer a vontade de Deus e não a sua, Santa Teresinha alimentava-se continuamente da Palavra De Deus, e dizia: “Não luto com armas terrestres, mas luto com a espada da justiça que é a Palavra de Deus”.

Seminarista Messias Maciel Romão